Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2016

PROF. VALDIR JR.: FAMÍLIA, ESCOLA E OPORTUNIDADE: RELAÇÃO NECESSÁRIA.


Eu, como professor, fico ainda mais fragilizado diante da lamentável situação em que se encontram alguns de nossos alunos, se envolvendo com a criminalidade. Pois trabalho com eles diariamente, e quando os vejo (seja aluno ou ex aluno) nas apreensões policias, fico muito triste, pois sempre os direciono para caminhos que lhes darão um futuro melhor. Entretanto percebo que é preciso rever outras questões que estão fora do ambiente escolar, para que tenhamos melhores resultados.
Por todos esses anos atuando no ensino municipal, faço aqui um pequeno relato da educação nessa temática, apontando algumas questões que vejo como um problema a ser debatido, pois se trabalharmos a educação de formar integrada - escola, família e oportunidade -, teremos melhores resultados no combate a essa problemática. Escola x Família
A família é fundamental na educação do seu filho, tanto quanto a escola, cada uma com suas obrigações, até porque a escola sozinha não dá conta, por isso precisamos nos unir. Esse é um desafio a ser superado!
A escola encontra uma grande dificuldade em fazer com que as famílias participem da vida escolar de seus filhos, pois a maioria dos envolvidos na criminalidade, são aqueles alunos onde as famílias são ausentes da escola. Precisamos, juntos, assumir essa responsabilidade, pois o compromisso com uma educação é de todos.
Outra questão que percebo é a que nem sempre nossos alunos têm vontade de fazer uma faculdade; no entanto, querem uma profissão técnica, ou de imediato, um emprego, querem trabalhar.
Na minha opinião, é necessário haver uma ação maior, a nível de uma política municipal. Uma ação em conjunto e integrada, um projeto municipal permanente e contínuo nos quais todos (sociedade, escola e poder público) pudessem participar efetivamente. Seria importante, pois precisamos dessa união para ter efetividade a ação e chamar a atenção de todos, para se inserirem no processo. Então, acredito que o primeiro passo é conscientizar as famílias a assumirem esse compromisso, de estarem mais próximas da escola, participando de forma direta de suas atividades, assim, teremos uma escola mais participativa e eficiente. Juventude x Oportunidade
Atrair empresas através de incentivos fiscais e doações de espaços públicos para se instalarem, é uma forma de promover a criação de emprego e renda para os jovens.

Infelizmente não temos escolas profissionalizantes, que pudessem formar esses alunos com cursos técnicos, sendo um caminho mais rápido para terem uma profissão e possibilidade maior de se inserirem no mercado de trabalho. Essa situação se agrava ainda mais, porque não temos geração de emprego para dar oportunidade para nossos jovens que não queiram seguir um curso técnico, mas querem um emprego que não precise de algum ensino específico a mais.
Hoje existe uma iniciativa do Ministério do Trabalho que busca incentivar a inserção do jovem no mercado em parceria com empresas. O programa beneficia adolescentes acima dos 15 anos matriculados em escolas da rede pública, oferecendo prioridade aos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Então, deve-se trabalhar uma política municipal nessa perspectiva para contemplar esses jovens.
Sem dúvida alguma, estudar é muito importante para se ter uma boa formação, qualificação, um bom emprego com uma boa renda e estabilidade, mas isso vai da vontade de cada um, a escola dá nortes e prepara aqueles que querem seguir esse caminho acadêmico, mas isso não é unânime entre nossos alunos, e temos que respeitar e ter a consciência dessa realidade, pois nossos alunos são cheios de habilidades e competências e precisamos descobrir qual o perfil de cada um.
Tenho a plena consciência da complexidade do assunto, mas vejo que existem alguns fatores pontuais que levam nossos jovens a se envolverem no crime; assim como existem algumas ações pontuais que poderiam amenizar essa situação.
Família + escola + oportunidade = menos jovens no crime.
É preciso tratar essa questão como prioridade, unindo forças e trabalhar em cima.
__
*Professor da rede pública municipal de ensino


Nenhum comentário:

Postar um comentário