Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ESCOLA DE ARTES DE IGARAPÉ-MIRI: É NECESSÁRIO EXTINGUIR A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MANOEL ANTONIO DE CASTRO(GRUPO) ?

Histórico prédio do Grupo Escolar de Igarapé-Miri construído em 1949
Foto: Sonia Maria Corrêa Amaral
Hoje pela manhã, a equipe gestora, professores e demais funcionários, se despediram da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Antonio de Castro, conhecido popularmente como Grupo.
O histórico prédio que outrora sediou a primeira e mais importante escola de nosso município hoje foi entregue à Semed(Secretaria Municipal de Educação), para futuramente sediar uma escola de artes. Até aí tudo bem Igarapé-Miri realmente precisa de uma escola de artes, mas seria necessário a extinção de uma escola de ensino fundamental para a instalação da escola de artes ?
A educação em igarapé-Miri não anda nada bem, e com a retirada de uma escola de Ensino Fundamental tão importante que atendia mais de 850 alunos de todos os bairros da cidade e até de comunidades ribeirinhas, a tendência é piorar ainda mais. 
Pois os mais de 850 alunos serão remanejados para outras escolas(que sequer ganharam adaptações para receber um número maior de alunos), portanto os alunos e educadores serão prejudicados, pois salas superlotadas não irão contribuir nem para o educador(que ainda terá cortes na carga horária com a extinção de uma escola de Ensino Fundamental) e nem para o educando.  
Há algumas semanas, a prefeitura de Igarapé-Miri desocupou um terreno localizado na Rodovia Moura Carvalho com a Rua Rufino Leão, a desculpa dada pelo prefeito é que o terreno seria futuramente usado para obras que beneficiariam o nosso município. Então porque extinguir o Grupo Escolar de Igarapé-Miri se a prefeitura tem um vasto terreno que diga-se de passagem, abandonado, cheio de mato, serve como espaço para usuários de drogas, esconderijo para assaltantes e até corpo em decomposição já foi achado no local.

Casas sendo retiradas do terreno que hoje está abandonado
Os próprios moradores não concordaram com a desocupação:


"todos os dias somos assaltados aqui e não vemos ele (Pina) conseguir polícia, mas quando é pra despejar quem precisa de casa ele (Pina) traz a policia".


"O Pina é um homem muito ruim"

"As ruas estão só lixo e entulho e não vemos as máquinas da prefeitura para limpar, mas para derrubar casas elas aparecem"

"Acho engraçado , que a população de Igarapé-Miri, esta em decadência por causa do elevado número de violência, Que hoje vive o nosso município e o problema é que nunca se encontra polícia nessa cidade a não ser quando esta e solicitada para destruir as casas de pessoas humildes que se encontrava em uma área abandonada há mais de 40 anos,área essa dominada pelos maus elementos , nessa área já foram encontrado roubos corpos em decomposição e muitos mais ..
Prefeito se acanhe . 
Chame a polícia para proteger a população e não para reprimir os pobres !"

Resumindo: famílias carentes foram retiradas do local para devolver o terreno aos bandidos e usuários de drogas.

Não seria mais viável construir uma prédio para sediar a escola de artes? E a Casa da Cultura? Quando vai ser desocupada pela Casa Lotérica? Seria necessário extinguir o Grupo Escolar de Igarapé-Miri para criar a escola de artes? 
É promessa do prefeito Pina, ainda em 2016, inaugurar o novo Complexo de Feiras e Mercados em Igarapé-Miri. Com isso os prédios do Mercado de Carne e de peixe serão desocupados e os trabalhadores remanejados para o novo mercado.
O que vai acontecer com esses prédios? E tendo dois prédios como esses, em área nobre do município seria necessário extinguir uma escola de ensino fundamental ?


"Governo do "Rumo Certo" fechando as portas "daquilo" que abre portas, a educação...


Conheça a secular história do Grupo Escolar de Igarapé-Miri.

Primeiro prédio que sediou o Grupo


A história da instituição educativa situada em Igarapé-Miri, hoje nomeada como Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Antônio de Castro, remonta ao início do século XX, quando foi criado o Grupo Escolar Estadual que constituiu a sua experiência embrionária em nosso município.
O Grupo Escolar de Igarapé-Miry, primeira designação recebida, foi inaugurado no dia 27 de abril de 1904. Sendo a primeira escola miriense, com sede na Rua Rui Barbosa, onde hoje se localiza a grande torre da Telemar. A tão almejada escola começou a funcionar com o curso primário, cobrindo de 1ª a 5ª séries. Seu primeiro diretor foi o professor Aristides dos Reis e Silva. Na época a cidade de Igarapé-Miri era bem pequena e apenas essa escola era suficiente para atender a demanda de estudantes. O tipo de construção era em enchimento, ou seja, um tecido de estacas preenchido com barro e finalmente rebocado com massa cimentada. 
Está arrolada no documentário “a Educação no Pará” (Pará, 1987) o Grupo está dentre as mais antigas escolas do interior do estado.
Em 1946 o antigo prédio do Grupo escolar começou a ruir, e para a segurança dos alunos e funcionários as aulas passaram a ser lecionadas em uma casa alugada, situada na Rua 15 de Novembro. No ano seguinte o Grupo retornou para a Rua Rui Barbosa, agora sendo vizinho das ruínas do saudoso Grupo Velho, como ficou conhecido.


No dia 21 de julho de 1949, aproveitando o período da festa da padroeira da padroeira do município, o prefeito Alcides Pinheiro Sampaio inaugurou o prédio situado de fronte ao Palacete Senador Garcia. 
O nome da escola é uma homenagem ao Professor Manoel Antônio de Castro, um filho ilustre de Igarapé-Miri, que se destacou em Belém.


Fonte: “Prismas sobre Educação e Cultura em Igarapé-Miri no Século XX” de Cesarina Corrêa Lobato e Crisálida Pantoja Soares(2001).



Railson Wallace

Um comentário:

  1. Vejo nessa e em outras atitudes grotescas desse governo decaído e de fachada, uma forçação de barra para tentar minimizar a imagem desmoralizada e tentar futuramente continuar no poder. Péssima imagem essa construída principalmente pela má gestão do sr. Janilson, secretário de educação, que retira gratificação de funcionário efetivo para dar a funcionário contratado e depois vem com a cara mais cínica dizer que está cortando gastos e que não tem dinheiro pra pagar algumas coisas.

    A frase do "Capitão Nascimento" seria bem conveniente pra essa gente perseguidora: "pede pra sair!" e não voltem mais!

    ResponderExcluir