Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

CPI DA SAÚDE ENCONTRA IRREGULARIDADES NOS POSTOS DE SAÚDE DOS RIOS ANAPU, PANACAUERA, PINDOBAL E SAMAUMA



Vista do local onde está instalado o Posto Saúde da Família do rio Anapu

Abandono total do Posto de Saúde do rio Panacauera, no dedalhe, o mato toma conta do local 

Em plena quarta feira, dia 20 de janeiro de 2016, o Posto de Saúde do rio Pindobal estava fechado e com cadeado na porta.


Embora a Gestão Pública municipal tenha tentado “brecar” a chamada “CPI da Saúde” via judicial, sem, contudo, conseguir êxito, uma vez que o Juiz da Comarca negou a liminar requerida pelo Secretário de Educação Janilson Oliveira (sobrinho o Prefeito Pina) e pelo Ex Secretário de Saúde Rafael, em sede de Mandado de Segurança, os trabalhos da CPI continuam mais intensos do que nunca.

Corre nos quatro cantos da cidade de Igarapé – Miri, que no dia 20 de janeiro de 2016, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades na saúde e que é composta pelos Vereadores Josias Belo (Presidente), Irmão Nenca (Relator) e Toninho do Murutinga (Membro), saiu em visita aos postos de saúde da família dos rios Anapú, Sumauma, Panacauera e Pindobal.

Ao que parece, a Comissão não ficou nada satisfeita com o que encontrou, segundo apurado pelo Blog “A Província News”, em primeira mão e com exclusividade, as irregularidades são as mais diversas e vão desde estrutura precária até medicamentos com prazo de validade vencido.

O blog apurou ainda que no Posto de Saúde do Rio Anapú, localidade onde, por sinal reside a Vice Prefeita Carmozinha e elegeu ainda o Vereador Rufino Leão, a Comissão Parlamentar de Inquérito encontrou o Posto de Saúde funcionando em uma casa (residência) de madeira, sem a mínima estrutura; encontrou também falta de material de expediente e medicamentos, mas o mais estarrecedor ficou por conta de medicamento fora do prazo de validade que estava na “farmácia do posto” pronto para ser distribuído aos usuários e as chamadas “amostra grátis” que são distribuídos aos usuários, sendo estes os únicos medicamentos encontrados em grande escala no PSF, ou seja, ou a Secretaria de Saúde está comprando “amostra grátis” para distribuir ou não tem remédios na saúde do município.


Remédios do tipo "AMOSTRA - GRÁTIS"

Maca em péssimo estado de conservação  

Lixo hospitalar exposto e misturado com lixo doméstico



Já no Posto de Saúde do Rio Pindobal, os integrantes da CPI chegaram em plena quarta feira, dia 20 de janeiro de 2016 e encontraram o posto de saúde fechado e com cadeado na porta, os vizinhos informaram que o único responsável pelo posto de saúde teria viajado para a sede do município, e quando o único Técnico viaja, o posto de saúde fica fechado, ou seja, os moradores do Rio Pindobal e redondezas, tem que rezar para adoecerem nos dias em que o responsável pelo posto esteja na localidade, pois, do contrário, não será atendido no posto, podendo até mesmo vir a morrer.

Cadeado do lado de fora do posto de saúde

Comissão encontra posto de saúde do rio Pindobal fechado em plena quarta - feira

Na localidade do Rio Panacauera, a situação não é diferente, ali também o Posto de Saúde funciona em uma residência, em situação lastimável, os integrantes da CPI constataram que a mais de dois meses que não vai médico para atender a população, somente uma Técnica em Enfermagem se desdobra para fazer o atendimento, o local onde deveria funcionar o Posto de Saúde está no meio do mato, no local somente habitam cachorros.

O Posto de Saúde do rio Panacauera os cachorros tomam conta do local


A Comissão também visitou o Posto de Saúde do Rio Sumauma, neste local a situação não diferente dos demais postos de saúde do município, no rio Sumauma somente um Técnico de Enfermagem atende a população, no almoxarifado, a Comissão Parlamentar de Inquérito encontrou garrafas de cachaça vazias e latas de cervejas vazias, além da estrutura do forro desabando, a estrutura do local onde funciona o posto está em péssimas condições.

No almoxarifado do Posto do rio Samauma muitas garrafas vazias de cachaça e latinhas de cerveja

No posto do Rio Samauma não existe sistema de água a coleta é realizada por meio do balde

Situação precária da única maca existente no posto de saúde

O Blog A Província News, não conseguiu ter acesso a mais informações, mas segundo fontes ligadas a Comissão, ainda existem aberrações maiores que serão divulgadas por ocasião da apresentação do relatório da CPI.

Não podemos esquecer que a Secretaria de Saúde está sob o comando da Vice Prefeita Carmozinha, mas também não podemos deixar de entender que quem tem o comando do município é o Prefeito Roberto Pina que, ou é conivente com toda essa situação, ou é omisso, na verdade não sabemos o que é pior. Novamente o Prefeito Pina, assim como aconteceu na gestão passada, onde a Secretaria de Saúde foi “entregue” ao então Vice Prefeito Francisco Pantoja e o gestor Municipal Roberto Pina fez “vistas grossas” para as irregularidades e desmandos, novamente o Prefeito Pina volta a agir da mesma maneira, deixando as coisas correm soltas na saúde do município e quem perde com os desmandos é o povo Miriense que tem uma prestação de serviço de péssima qualidade e as reclamações e denúncias são as mais diversas.

Diante dos fatos que o Blog “A Província News” teve acesso com exclusividade, há de se entender o motivo do medo que o Governo Pina tem a chamada “CPI da Saúde”, também a compreensível, depois dessas atrocidades, que o Governo Pina e os Gestores da Saúde do município recorram a justiça para tentar barrar a CPI.

Agora ficou claro os motivos que o Governo “do rumo certo” não aceita a instauração da CPI.

Segundo apurou o Blog, após a conclusão da relatoria da CPI da Saúde, o relatório da CPI, com grande quantidade de fotos, vídeos e outros materiais, será enviado ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde bem como ao Poder Judiciário local. Quem vive verá!!!!  
   
Na verdade, depois que o Blog obteve informações do caos que se encontra a saúde do município, fica uma dúvida e uma pergunta: SERÁ QUE A TERRA DO AÇAÍ ESTÁ MESMO NO RUMO CERTO? OU SERÁ QUE É MAIS UM GOVERNO QUE SEGUE NA CONTRAMÃO DA LEGALIDADE E PROBIDADE? Com a palavra os gestores do município.


O Blog tentou contato com a Secretária de Saúde Sra. Celina via telefone celular para que está apresentasse a sua versão, mas não conseguiu falar com a Gestora da Saúde da terra do açaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário