Páginas

sábado, 2 de julho de 2016

GOVERNO DO PT SE PERDE NO RUMO E AGORA COMEÇA A PERDER RECURSOS ATÉ DA SAÚDE



O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 1.º de julho, publica a Portaria 1.231/2016, que autoriza o repasse de recursos financeiros para 2.218 Municípios, além do Distrito Federal (DF), relativos à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose para o ano de 2016. A Portaria foi emitida pelo Ministério da Saúde (MS) e nela é possível ver o valor repassado para cada município.

 Para detectar os casos de hanseníase, é utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem, que os estudantes devem levar para casa. Após o preenchimento, os pais ou responsáveis devolvem-na para a escola. Depois, os profissionais de saúde fazem a triagem das fichas e os casos com lesões suspeitas de hanseníase são encaminhados à unidade de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.

Contudo ao fazer a busca na portaria pela cidade de Igarapé-Miri, tivemos uma surpresa, pois não consta o nome da cidade, veja a portaria com a relação completa das cidades beneficiadas com o recurso (http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=01/07/2016&jornal=1&pagina=77&totalArquivos=264). É importante salientar que, para participar da Campanha, o município deveria fazer o cadastro de adesão à Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases, Tracoma e Esquistossomose no FORMSUS até o dia 30 março deste ano, preenchendo todos os dados com veracidade, e anexar um termo de compromisso assinado pelo gestor municipal de saúde.
Além disso, para que o Município constante na Portaria tenha o direito de receber o recurso, este deve estar em dia com os dados cadastrais no Sistema de Informações sobre Mortalidade (Sim). Porém não é o caso de Igarapé-Miri, pois não consta o nome na portaria o que nos leva a entender que o governo que já perdeu o rumo agora passou a perder prazos ocasionando também na perda de recursos importantes, principalmente quando se tratando na área da saúde. Em 2015, o município de Igarapé-Miri recebeu para essa campanha, conforme Portaria Nº 1.021, de 21 de julho de 2015 (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1021_21_07_2015.html), o valor de R$ 26.256,10 (Vinte seis mil, duzentos e cinquenta e seis reais e dez centavos) que pode ser utilizado no bloco da VISA. É importante frisar que embora o recurso deste programa tenha caído somente em agosto de 2015 na gestão do Pina do PT, ela foi informada no sistema FORMSUS ainda março, quando o Toninho estava no comando da Prefeitura.

Em tempos de crises o governo do Pina do PT ainda se dá ao luxo de perder recursos, infelizmente é o povo que paga o preço dessa má gestão que se perdeu no rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário